segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Brasil vence com gol no fim e leva título mundial sobre a Espanha



Com um gol de Neto, já no fim da prorrogação, a 19 segundos do apito final, o Brasil venceu a Espanha por 3 a 2 na decisão da Copa do Mundo de futsal, disputada ontem, em Bancoc, na Tailândia. Foi o quinto título mundial conquistado pela seleção sob a chancela da Fifa. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), no entanto, reivindica mais duas taças faturadas quando o torneio era organizado pela extinta Fifusa.

Os gols brasileiros foram marcados por Neto (2) e Falcão. Torras e Aicardo chegaram a virar o marcador para a Espanha e colocar a seleção espanhola na frente do marcador -quando a partida ficou 2 a 1.

Para Neto, o gol do título teve sabor especial. Em 2004, nas semifinais do Mundial, foi ele quem perdeu o pênalti que eliminou o Brasil justamente diante da Espanha. Oito anos depois veio a redenção.

Esta foi a quarta vez que Brasil e Espanha se enfrentaram em uma decisão de Mundial. Os brasileiros levam vantagem: foram três conquistas sobre o adversário contra uma derrota.
 
O jogo
Na primeira etapa da decisão, as duas equipes mostraram respeito mútuo. Não houve muitas chances para abrir o marcador. E todas foram espanholas. A seleção europeia teve a melhor oportunidade do período inicial, quando Lozano chutou rasteiro e Vinícius salvou em cima da linha para evitar o tento rival.

O ala Falcão, a exemplo de outras partidas, foi poupado para o segundo tempo. Praticamente recuperado da paralisia facial, o atleta foi importante para a melhora do desempenho brasileiro na etapa complementar ante a Espanha.

O Brasil cresceu no confronto e fez o goleiro Juanjo trabalhar. Aos 4min, Rafael Rato chutou cruzado e o espanhol se esticou para fazer a defesa com o pé. No minuto seguinte, ele nada pôde fazer na finalização de Neto, que inaugurou o placar em Bancoc.

Sem alternativas, a Espanha pressionou o Brasil em busca do empate, que veio aos 10min, com um gol de Torras. Ele aproveitou um rebote do goleiro Tiago para igualar o confronto.

A seleção não teve reação imediata e sofreu o segundo tento logo na sequência. Aicardo arriscou uma conclusão de esquerda, a bola desviou em Fernandinho e enganou Tiago. O time europeu ainda mandou uma bola no travessão com Torras. Era a chance de definir o jogo.

O técnico Marcos Sorato, então, resolveu apostar no goleiro-linha. Rodrigo passou a executar a função. A quase três minutos do fim, Falcão emendou uma bomba de esquerda no ângulo de Juanjo. Golaço. Com o empate, Tiago retornou à quadra.

No último minuto, Rafael Rato ficou livre em um contra-ataque puxado por Jé. O goleiro espanhol salvou sua equipe. A decisão do título foi para a prorrogação. No primeiro período do tempo extra, a Espanha foi superior ao Brasil.

Mas na segunda etapa veio o equilíbrio. E a seleção foi ganhando terreno. Já no final, quando tudo parecia se encaminhar para os pênaltis, Neto achou um drible para cima de Fernandão e acertou lindo chute. Título garantido de forma histórica.

7 OU 5
Eis a questão
Contando os mundiais de 1982 e 1985, organizados pela Fifusa, o Brasil tem sete títulos. Mas a Fifa nãos os reconhece

24
Formato
A edição 2012 da Copa do Mundo de Futsal teve 24 times. Segundo a Fifa, essa foi é a fórmula ideal para o torneio

Redenção
Em 2004, Neto perdeu o pênalti que eliminou o Brasil. Ontem, foi ele quem garantiu o título mundial diante da poderosa Espanha

RUMO AO TROFÉU

Caminho
Para chegar à final, a seleção passou pela primeira fase na primeira colocação do Grupo C, que tinha também Portugal, Japão e Líbia. .

Dureza
Nas oitavas, 16 a 0 sobre o Panamá, e nas quartas, vitória difícil sobre a Argentina por 3 a 2. Na semifinal, a vítima foi a Colômbia

Fair play
A seleção da Argentina, eliminada pelo Brasil nas quartas-de-final, recebeu o Troféu Fair Play, por ter sido a equipe mais disciplinada da Copa 2012.